Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

STF proíbe tese de legítima defesa da honra como argumento de defesa em casos de feminicídio

Publicado por Correção FGTS
há 3 anos

Por unanimaidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal proibiram do uso da tese de “legítima defesa da honra” em julgamento de casos de feminicídio. Esse conceito costumava ser invocado por advogados no tribunal de juri, para que os homens que assassinaram mulheres pudessem receber penas mais leves.

Com a decisão, o STF referenda a posição do relator, o ministro Dias Toffoli, que considerou inconstitucional o uso desse argumento por ferir outros princípios, como o da dignidade humana. Toffoli disse, em seu voto, que a tese seria odiosa, desumana e cruel por responsabilizar a vítima pela causa de sua própria mortes ou lesão.

O julgamento, que se encerrou nesta sexta-feira (12) à noite em sessão virtual, partiu de uma ação do PDT, que considera a tese nefasta e anacrônica, não constando no atual ordenamento jurídico brasileiro. O advogado Paulo Iotti, um dos autores da ação, avalia a decisão como conquista civilizatória. O partido classificou, ainda, no pedido a tese como “nefasta, horrenda e anacrônica”.

Toffoli defendeu ainda que se o argumento “de legítima defesa da honra” for utilizado em julgamentos de feminicídios, o processo deverá anulado.

Conforme Toffoli, que registrou o seu voto no último dia 5, a estratégia dos defensores de réus por feminicídio é cruel e atenta contra a dignidade humana. “Para além de um argumento atécnico e extrajurídico, a legítima defesa da honra é estratagema cruel, subversivo da dignidade da pessoa humana e dos direitos à igualdade e à vida e totalmente discriminatória contra a mulher, por contribuir com a perpetuação da violência doméstica e do feminicídio no país”, diz trecho do voto do magistrado.

Leia Também:

  • Publicações703
  • Seguidores732
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações326
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-proibe-tese-de-legitima-defesa-da-honra-como-argumento-de-defesa-em-casos-de-feminicidio/1180308463

Informações relacionadas

Correção FGTS, Estudante
Notíciashá 3 anos

Plenário decide excluir ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins a partir de 2017

Correção FGTS, Estudante
Notíciashá 3 anos

Projeto permite que bacharel faça opção por uma área do Direito na prova da OAB

Correção FGTS, Estudante
Notíciashá 4 anos

OAB-RJ pede que 7ª Vara Federal do RJ exclua conversa entre advogados e réu

Correção FGTS, Estudante
Notíciashá 3 anos

[Vídeo] Delegado prende advogado dentro da delegacia para proibi-lo de defender seu cliente

Correção FGTS, Estudante
Notíciashá 3 anos

Fazer pagamento de funcionário fantasma não é crime, diz STJ

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)