Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Valor da causa pode ser fixado na petição inicial em quantia provisória

Publicado por Correção FGTS
há 7 anos

Valor da causa pode ser fixado na petio inicial em quantia provisria

A 6ª turma do TRF da 1ª região deu provimento à apelação interposta por uma companhia de mineração contra sentença que indeferiu a petição inicial e declarou extinto o processo sem resolução de mérito por entender que o valor da causa não corresponderia ao proveito econômico almejado pela instituição.

No recurso, a autora sustentou que a petição inicial seria apta, pois a peça processual obedece aos ditames do art. 282 do CPC/73, vigente à época da propositura da ação. Argumentou, ainda, que é impossível esclarecer o valor da causa, já que ausentes estudos de viabilidade econômica das jazidas que pretende explorar.

Na análise, o relator, desembargador Federal Jirair Aram Meguerian, esclareceu que a petição inicial cumpriu estritamente os requisitos constantes da legislação vigente à época da propositura da demanda.

Quanto ao valor da causa, o magistrado entendeu como razoável o valor dado de R$ 1 mil, provisoriamente, porque inexistentes maiores parâmetros sobre eventuais royalties que possam obter, caso seja concedido provimento judicial ao seu pedido,

Acompanhando o voto do relator, o colegiado deu provimento à apelação e determinou o retorno dos autos à origem para o regular prosseguimento do feito.

Processo relacionado: 0066055-25.2015.4.01.3400/DF

Veja Também


  • Publicações702
  • Seguidores732
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2217
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/valor-da-causa-pode-ser-fixado-na-peticao-inicial-em-quantia-provisoria/446116205

Informações relacionadas

Éder Ribeiro De Azevedo, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 anos

Atribuição do Valor da Causa de Acordo com o Novo Código de Processo Civil: Obrigatoriedade e critérios objetivos

Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região TRT-23 - Recurso Ordinário Trabalhista: ROT XXXXX-47.2021.5.23.0004 MT

Petição Inicial - TJSP - Ação Cheque - Monitória

Valor da Causa na Petição Inicial da Ação de Indenização por Dano Moral.

Petição Inicial - TJRJ - Ação Acaode Reparacao por Dano Moral e Material - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Shps Tecnologia e Servicos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)