Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Empresa deve indenizar por criar expectativa de contratação que não se concretizou

Publicado por Correção FGTS
há 7 anos

Empresa deve indenizar por criar expectativa de contratao que no se concretizou

É importante considerar que o ser humano é um sujeito de expectativas. Todos são submetidos, diariamente, a diversas e complexas relações que, por muitas vezes, geram expectativas, isto é, projetam-se sonhos, desejos e vontades e espera-se que eles se realizem.”

A ponderação consta na sentença do juiz do Trabalho substituto Murillo Franco Camargo, da 2ª vara de Varginha/MG, ao garantir indenização a uma mulher que pediu demissão do emprego por acreditar que seria contratada em nova empresa.

Dano pré-contratual

O magistrado entendeu demonstrado nas mensagens trocadas entre a mulher o proprietário da esperada futura empresa que a reclamante seria contratada.

O proprietário da reclamada praticamente implorou pela liberação da obreira à sua ex-empregadora, não há como negar que a expectativa foi criada e nutrida pela empresa que necessitava da contratação, tanto é que anunciou a vaga na rede mundial de computadores.”

Lembrando os princípios da lealdade e da boa-fé, que devem pautar as relações entre as partes, o julgador reputou evidente o dano pré-contratual à autora da ação, “que renunciou a outros compromissos e interesses diante da promessa de emprego por parte da ré, que infringiu não só o dever de boa-fé contratual, mas também o princípio da dignidade da pessoa humana e o do valor social do trabalho

Dessa forma, o juiz fixou indenização por danos morais e indenização por perda de uma chance, no valor de R$ 2.925 cada. O escritório Adriano & Débora Anne Advogados patrocinou a causa pela mulher.

Veja a íntegra da sentença.

Fonte: Migalhas

Veja também:

  • Publicações702
  • Seguidores732
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3041
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-deve-indenizar-por-criar-expectativa-de-contratacao-que-nao-se-concretizou/461025984

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Outra situação importante que precisa ser apreciada pelo judiciário é o processo seletivo para cadastro de reserva.

O candidato participa de várias etapas e ao final é surpreendido com a informação de que é preciso aguardar o surgimento de vagas.

Esses processos seletivos realizados, principalmente, por Organizações Sociais, por vezes, funcionam nos moldes de um concurso público, ou seja, há a cobrança de taxas.

No Brasil existe todo o tipo de "patifaria" porque a república é governada por incompetentes. continuar lendo

Valor irrisório esta indenização. Deveria ser bem maior. Pela expectativa gerada. continuar lendo