Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Condenado por crimes de guerra se mata com veneno durante julgamento

Slobodan Praljak foi sentenciado a 20 anos de prisão por seu envolvimento na perseguição e morte de muçulmamos durante a Guerra da Bósnia.

Publicado por Correção FGTS
há 6 anos

Slobodan Praljak bebendo o veneno durante o julgamento em Haia

Um julgamento no tribunal de Haia, na Holanda, foi interrompido de forma dramática na manhã desta quarta-feira quando um dos acusados disse ter tomado veneno após ouvir o veredito.

O ex-general croata Slobodan Praljak, de 72 anos, teria morrido em seguida, segundo fontes próximas ao acusado ouvidas pela emissora estatal da Croácia. No entanto, a assessoria de imprensa do Tribunal de Haia não confirmou a informação à BBC Brasil e afirmou que será feito um anúncio oficial sobre o caso "em breve".

Praljak era um dos seis ex-líderes do país levados à corte por crimes contra a humanidade cometidos na ofensiva à cidade de Mostar, durante a Guerra da Bósnia (1992-1995). Ele havia sido sentenciado a 20 anos de prisão em 2013 e recorria da decisão.

Ao escutar que sua pena havia sido mantida, Praljak se levantou, disse não ser um criminoso de guerra e levou um pequeno frasco de vidro à boca, aparentemente engolindo um líquido. Em seguida, disse ao juiz Carmel Agius, que presidia a sessão: "Tomei veneno".

O julgamento foi imediatamente suspenso, e uma ambulância foi chamada. "Ok", disse o juiz. "Suspendemos... suspendemos... Por favor, as cortinas. Não levem embora o vidro que ele usou."

Antes das cortinas serem acionadas, foi possível notar o estado de confusão em que ficou o tribunal, diz a repórter Anna Holligan, da BBC. Segundo a TV croata, Praljak teria sido levado ao hospital, mas não resistiu.

Na semana passada, Ratko Mladic, comandante do Exército sérvio durante a guerra, foi condenado à prisão perpétua por genocídio, crimes contra a humanidade e por ter promovido uma "limpeza étnica" na região durante o conflito.

A disputa teve início em fevereiro de 1992, quando muçulmanos e croatas da Bósnia votaram pela independência em relação à Iugoslávia. O referendo foi boicotado pelos sérvios. Um mês depois, a União Europeia reconheceu a independência da Bósnia.

Os sérvios deram, então, início à guerra. O Exército de 180 mil homens comandado por Madlic cercou a cidade de Sarajevo e ocupou 70% do país. Com o intuito de estabelecer uma República Sérvia, perseguiram e mataram croatas e muçulmanos.

Aliados contra os sérvios, croatas e muçulmanos travaram ainda uma guerra civil entre si em 1993-94, na qual Mostar, no sul da Bósnia, foi o epicentro.

Último caso

Tribunal Penal Internacional da Guerra da Bsnia foi instaurado em 1993 para julgar atrocidades cometidas no conflito
Tribunal Penal Internacional da Guerra da Bósnia foi instaurado em 1993 para julgar atrocidades cometidas no conflito

O Tribunal Penal Internacional da Guerra da Bósnia foi instaurado em 1993, quando o conflito ainda estava em curso, para julgar atrocidades cometidas durante esse período. Os julgamentos se concentraram em grande parte no papel da Sérvia no conflito, mas mostraram que a Croácia também promoveu uma limpeza étnica para assumir o controle de territórios bósnios.

Ao longo de 24 anos, foram indiciados 161 suspeitos, dos quais 90 foram condenados. A sessão desta quarta-feira faz parte do último caso a ser julgado antes da corte especial ser encerrada no próximo mês.

O juiz proferia as setenças dos recursos, que foram impetrados tanto pelos seis acusados quanto pela promotoria, e já havia confirmado a pena de três deles, inclusive a de Praljak, quando tudo ocorreu.

Pralijak foi considerado culpado por ter sido informado de que fiéis muçulmanos estavam sendo detidos por soldados e levados para a cidade de Prozor no verão de 1993 e por não ter feito nada para impedir isso. Também não agiu ao saber que havia planos de matá-los, assim como por saber de ataques a membros de organizações internacionais e a locais no leste de Mostar, como mesquitas.

Veja também:

  • Publicações703
  • Seguidores732
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1588
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/condenado-por-crimes-de-guerra-se-mata-com-veneno-durante-julgamento/525946392

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Que falha da segurança!!! continuar lendo