Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

DPVAT: ação civil pública pede suspensão de ato que antecipa cobrança

Entidade de defesa do consumidor argumenta que seria necessário avisar antecipadamente aos usuários. E defende que deixar usuários inadimplentes descobertos é ilegal

Publicado por Correção FGTS
há 6 anos

Resultado de imagem para dpvat

O Instituto de Defesa do Consumidor (Ipedc) ajuizou ação civil pública contra o Ministério da Fazenda, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Seguradora Líder. A entidade pede suspensão do ato administrativo que antecipou o vencimento do seguro por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). Tradicionalmente feito na data do licenciamento do veículo, o pagamento da taxa passa a ter vencimento no Ceará nesta quarta-feira, 31.

No requerimento, o Ipedc pede ainda que juros, multas e encargos por inadimplência não sejam cobrados. E a cobertura se mantenha mesmo àqueles que não pagarem a taxa. “Eles podem colocar qualquer data, têm essa liberdade, mas o que não podem é pegar todo mundo de surpresa, e por isso pedimos a suspensão”, disse Marcelo Nocrato, coordenador geral da entidade. Ele defende ainda que proprietários de veículos morando em áreas mais distantes podem não ter tempo de efetuar o pagamento a tempo, por exemplo.

Fonte: https://www.opovo.com.br

Veja também:

  • Publicações702
  • Seguidores732
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações228
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpvat-acao-civil-publica-pede-suspensao-de-ato-que-antecipa-cobranca/547499942

Informações relacionadas

Andressa Lopes Gomes, Bacharel em Direito
Notíciashá 4 meses

Seguro de Danos Pessoais por Veículos Automotores (dpvat) está suspenso

Nayara Andrade, Advogado
Modeloshá 6 meses

Inicial Dpvat x CEF

O Direito Agora, Jornalista
Notíciashá 5 meses

Caixa suspende pagamento de indenizações do DPVAT

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)