Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

OAB-PR aprova proposta para suspensão de cursos de Direito por 10 anos no país

A proposta de moratória citou o exemplo do Conselho Federal de Medicina, que conseguiu junto ao MEC a suspensão de novos cursos de Medicina no país por cinco anos

Publicado por Correção FGTS
há 6 anos

Resultado de imagem para oab paran

A OAB Paraná aprovou por unanimidade nesta sexta-feira (2) uma proposta que pede que o Conselho Federal da Ordem interceda junto ao Ministério da Educação para suspender a abertura de novos cursos de Direito no país por um período de 10 anos.

O pedido de moratória segue o exemplo do Conselho Federal de Medicina, que conseguiu junto ao MEC, em novembro do ano passado, a suspensão de novos cursos de Medicina no país por um período de cinco anos.

LEIA MAIS: Casal é condenado a pagar R$ 50 mil por “adoção à brasileira”

O texto inicial apresentado pela conselheira de Londrina Vânia Queiroz sugeria a suspensão por um prazo de cinco anos, mas após o debate os membros do Conselho Pleno da OAB Paraná consideraram que o período de uma década é mais adequado para restabelecer um planejamento sobre o ensino do Direito e o mercado da advocacia no país.

Assim como o Conselho Federal de Medicina, a justificativa da OAB-PR para o pedido de moratória de novos cursos de Direito baseou-se, especialmente, na baixa qualidade do ensino e na saturação do mercado para esses profissionais no Brasil.

Publicidade

Sorry, the video player failed to load.(Error Code: 101104)

“Vivemos um momento difícil em que os cursos estão com nível de qualidade abaixo da expectativa. Há um sucateamento dos cursos, com autorizações sendo concedidas sem o devido critério de análise, onde se visa lucratividade sobre os alunos e não se almeja a qualidade”, disse Vânia Queiroz, em nota publicada no site da OAB Paraná.

“Atualmente o Brasil conta com 1.262 cursos jurídicos de nível superior, muitos deles sem qualquer qualificação, que vendem aos alunos a ilusão de uma formação sólida, ao mesmo tempo que praticam um verdadeiro estelionato educacional”

Claudio LamachiaPresidente nacional da OAB

Em manifestação por escrito à Gazeta do Povo, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, disse que a decisão da OAB Paraná está em sintonia com o que se tem discutido nas seccionais de todo o país. Ele lembrou ainda que, em dezembro do ano passado, a OAB requereu ao ministro da Educação Mendonça Filho a suspensão da abertura de novos cursos de Direito.

“Atualmente o Brasil conta com 1.262 cursos jurídicos de nível superior, muitos deles sem qualquer qualificação, que vendem aos alunos a ilusão de uma formação sólida, ao mesmo tempo que praticam um verdadeiro estelionato educacional”, afirmou. “É preciso que o governo enxergue a educação como um elemento de transformação do País”.

“Exemplo claro disso é a recente autorização para os cursos técnicos e tecnólogos em serviços jurídicos, que não passam de uma fraude. A quem serve a distribuição de diplomas e títulos de profissões que não existem? Quem ganha com a frustração daqueles que são enganados com a promessa de uma carreira que jamais terão condições legais de exercer? Esses cursos são apenas mais uma expressão da mercantilização do ensino promovida pelo Ministério da Educação”.

Fonte: gazetadopovo.com.br

Leia Também:

    • Publicações703
    • Seguidores732
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3964
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-pr-aprova-proposta-para-suspensao-de-cursos-de-direito-por-10-anos-no-pais/596521043

    12 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Isso deveria ter sido aprovado pela OAB em caráter nacional. A criação desenfreada de novos cursos é algo alarmante e que têm sido o pivô da formação de profissionais de baixa qualidade. continuar lendo

    Não concordo, há mercado para todo mundo, por causa de uma meia dúzia que estão tendo que dividir clientes com outros profissionais? O problema não são o excesso de profissionais no mercado, ou onde eles estudaram, e sim a concorrência que aumentou. Como em qualquer profissão os melhores ficam no mercado, agora ter que proibir criação de curso? Já que é o ensino conforme alegação não tem qualidade, é só dificultar o exame da ordem. Somente os que estão preparados irão ter aprovação. Podem formar centenas de milhares ao ano, mas o filtro que separa o preparado vai ser o exame da ordem. continuar lendo

    Foi uma excelente decisão. - Eu espero que a proposta ganhe força! As faculdades no brasil estão se tornando maquinas de dinheiro e não de qualificação de qualidade. Infelizmente, o curso de direito está se tornando desvalorizado, em função do excedente de profissionais para o mercado de trabalho. Existe um número de profissionais muito grande no mercado, muitos sem preparação mínima para atuar. continuar lendo

    Suspender o curso por uma década? kkkkkkk Tem que rir para não chorar. Isto é "migué" de quem tem medo da concorrência. Pessoal, enxerguem: a finalidade disto, com toda certeza, não é melhorar o ensino nacional, mas de baixar, consideravelmente, o número de formandos e, consequentemente, o número de profissionais (in) qualificados.

    Há, verdadeiramente, outros meios para separar o "joio do trigo" - dificultando, ainda mais, o exame da ordem.

    Galera, olhem os exames anteriores: era muito fraco! Atualmente, o exame está em um nível considerável. E, mesmo assim, em todos os exames (três vezes ao ano), há uma "enxurrada" de aprovados. Será que o ensino está tão ruim assim? É bem verdade que há faculdades que não têm o compromisso de passar um ensino de qualidade, mas isto não dar o direito de suspender, em todo o Brasil, o curso de Direito.

    Vai aqui o meu total repúdio à proposta. continuar lendo