Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Ofensa de funcionário a empresa em grupo do WhatsApp caracteriza justa causa

Publicado por Correção FGTS
há 6 anos

Resultado de imagem para whatsapp ofensa

A 2ª turma do TRT da 23ª região decidiu manter sentença que reconheceu justa causa para demissão de empregado que ofendeu a empresa em grupo do WhatsApp.

A decisão de 1º grau declarou a legalidade da extinção contratual por justo motivo; o autor do recurso aduziu que não teve a intenção de denegrir a imagem do empregador ao publicar em grupo de WhatsApp crítica ao atendimento realizado pela empresa, formulada "em tom de brincadeira, em seu momento de folga".

Conforme os autos, o trabalhador publicou em no Whats resposta à postagem de um colega de trabalho relativa à promoção de rodízio de pizza oferecido pela empresa. A postagem foi: "Esse rodízio é uma merda. so 2 horas ... Pela demora q é a lanchonete. nao da de comer nem dois pedaço kkkk".

O relator do recurso, desembargador Roberto Benatar, concluiu que o comportamento do autor com o comentário denegriu a imagem da empresa.

Registre-se que sua liberdade de expressão tem limites, sendo necessário ter prudência ao comentar conteúdo ali divulgado, mormente no que tange a assuntos profissionais.

Levando em consideração que o grupo não era exclusivo de empregados da empresa, o relator assentou que o comentário depreciativo sobre a qualidade do serviço “revela clara ofensa à honra e à boa fama do empregador, rendendo ensejo à penalidade aplicada”.

Além da justa causa, a turma ainda manteve a condenação em litigância de má-fé imposta ao reclamante já que restou demonstrado que o autor orientou a testemunha a mentir a fim de corroborar a tese da petição inicial, tendo esta afirmado em interrogatório que "o autor chamou a depoente para testemunhar e vir dizer que o grupo era composto somente por funcionários, o que foi recusado pela depoente pois o grupo era aberto”.

O advogado Reinaldo Américo Ortigara defendeu a empresa.

Leia Também:

    • Publicações702
    • Seguidores732
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1392
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ofensa-de-funcionario-a-empresa-em-grupo-do-whatsapp-caracteriza-justa-causa/601521335

    Informações relacionadas

    Franciana Vaz, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de Apresentação de Quesitos

    Machado e Brettas Advocacia, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Funcionário que expôs e ofendeu colega em grupo do WhatsApp terá de indenizar

    Leidyane Gomes , Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Agressão verbal no ambiente de trabalho pode gerar dispensa por justa causa

    Notíciashá 16 anos

    Xingar o chefe não é motivo para justa causa

    Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região
    Jurisprudênciahá 9 meses

    Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região TRT-9 - Recurso Ordinário Trabalhista: ROT XXXXX-84.2021.5.09.0071

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)