Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

STJ publica acórdão que decidiu que defensor público não precisa ter OAB

Publicado por Correção FGTS
há 6 anos

Imagem relacionada

O Superior Tribunal de Justiça publicou, nesta quinta-feira (2/8), o acórdão da decisão que reconheceu que os defensores públicos não precisam de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil para trabalhar. De acordo com a 2ª Turma do STJ, embora a atividade de defensor seja “muito semelhante” à dos advogados, elas não são iguais.

"Defensores Públicos exercem atividades de representação judicial e extrajudicial, de advocacia contenciosa e consultiva, o que se assemelha bastante à Advocacia, tratada em Seção à parte no texto constitucional. Ao lado de tal semelhança, há inúmeras diferenças, pois a carreira está sujeita a regime próprio e a estatutos específicos; submetem-se à fiscalização disciplinar por órgãos próprios, e não pela OAB; necessitam aprovação prévia em concurso público, sem a qual, ainda que se possua inscrição na Ordem, não é possível exercer as funções do cargo, além de não haver necessidade da apresentação de instrumento do mandato em sua atuação", diz trecho do acórdão.

Clique aqui para ler o acórdão.

REsp 1.710.155

Leia Também:


  • Publicações702
  • Seguidores732
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2020
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-publica-acordao-que-decidiu-que-defensor-publico-nao-precisa-ter-oab/608922859

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Todos querem sair da OAB!!!!!
Parabéns aos Defensores pagará menos um "imposto".

Se a OAB fosse boa seria optativa e não obrigatória.

"Me arrancam tudo à força, e depois me chamam de contribuinte."
Millor Fernandes continuar lendo

Um minuto...
Para que serve esse carteirinha ?

Isso comprova o que todos sabem, brasileiro é muito desunido, a lógica é clara, se tivesse um diálogo e acordo com "todos" Advogados, iriam parar de pagar e o castelo desmorona.

O problema é que essa OAB talvez tenha tanto dinheiro em caixa que é capar de tentar puxar o tapete de todos, dinheiro do próprio contribuinte.

Se tentar explicar isso para um colega de outro país ele não vai entender nada.

OAB e Sindicatos tem alma e origens semelhantes. continuar lendo

Acho que nem alma eles têm. São tipo aqueles zumbis que só buscam o sangue e mais sangue.
No caso sangue é o nosso dinheiro. continuar lendo