Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Posso cumular o BPC (da LOAS) com algum outro benefício, salário ou aposentadoria?

Publicado por Correção FGTS
há 6 anos

A Lei Orgânica da Assistência Social (Lei LOAS) traz um benefício conhecido como BPC (Benefício da Prestação Continuada) que é de cunho unicamente assistencial (não é aposentadoria); logo, quem recebe não transmite, sem falar que também não há 13º como há na aposentadoria.

Por causa de 2 artigos que escrevi sobre o assunto me chegaram várias dúvidas por email as quais, prontamente, respondi – geralmente, complementando o que já havia mencionado neles.

seniors-1505935_1920

LOAS e BPC

Veja algumas dúvidas:

  • Posso receber o BPC estando doente há mais de 15 anos e sem possibilidades de trabalhar (já perdi vários empregos pela minha enfermidade – isso me faz incapaz?).

RESPOSTA: Não há casos, nem decisões no judiciário que possamos citar como precedentes; no entanto, se fosse sua Advogada partiria da Lei para peticionar. Se a (o) cliente em questão for uma pessoa que NÃO tenha meios de subsistência, nem sua família (o seio familiar onde viva) possua recursos para mantê-la; some tudo que recebem ($$$) e divida pelo número de “cabeças” que há – se der um total inferior a 1/4 do salário mínimo vigente “certamente” não haverá nada que impeça a Assistência Social (o MDS) a deferir o pedido. Não deferindo, parta para o Judiciário.

  • Posso receber o BPC do meu falecido marido?

RESPOSTA: Não, não pode! Mesmo sendo uma pessoa carente (que certamente é) o BPC não é algo que possa ser transmitido. Se a pessoa que ficou viúva (o) for idoso com mais de 65 anos (ou deficiente) e não tiver outro recurso para sobreviver (se tiver, mas for menor que 1/4 de salário mínimo vigente) deverá pedir o Benefício junto à Assistência Social (procurar o CRAS do seu município e informar como).

  • Eu e meu marido vivemos sozinhos e temos casa própria; não pagamos aluguel e nossa água e luz é de valor simbólico. Ele recebe aposentadoria de 2 salários mínimos, mas temos muitas despesas com remédios por causa da doença degenerativa que ele tem. Eu posso solicitar o BPC para complementar?

RESPOSTA: Não. Somando vocês dois o total é bastante superior a 1/4 do salário mínimo – sendo assim, garanto que é quase impossível que o Ministério da Assistência Social (o MDS) defira o pedido.

  • Meu filho tem uma certa incapacidade intelectual mas tem excelente saúde, tanto que conseguiu um emprego em supermercado de ajudante geral (empacotador) com 1 salário e meio. Já trabalha há mais de 3 anos entre esse e outro emprego que teve no passado; entretanto, somos nós dois e eu estou desempregada (mas não sou doente) – posso pedir o BPC?

RESPOSTA: Não. Se está desempregada, mesmo tendo filho com certa incapacidade vemos que ele tem para o trabalho (tanto que está trabalhando há um certo tempo). No caso você está desempregada, mas não tem nenhuma incapacidade – a LOAS é clara: Pessoas com deficiência e idosos, com mais de 65 anos que não tenha nenhuma, ou quase nenhuma, fonte de renda.

Por Elane F. Souza Advogada e Administradora de Diário de Conteúdo Jurídic o e sua PG no face

Leia Também:

  • Publicações703
  • Seguidores732
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações20579
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/posso-cumular-o-bpc-da-loas-com-algum-outro-beneficio-salario-ou-aposentadoria/611964618

Informações relacionadas

BPC LOAS: Pode ser acumulado com outros benefícios? Descubra agora!

Bianca Freitas, Advogado
Artigoshá 3 anos

Duas pessoas de uma mesma família podem receber Benefício Assistencial (BPC/LOAS)?

Nova lei permite expressamente a cumulação de BPC/LOAS com Bolsa Família

Recurso - TRF03 - Ação Idoso - Recurso Inominado Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

Marcela Bragaia, Advogado
Modeloshá 3 anos

Acordo Extrajudicial Prestação de Serviços Cuidadora

12 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Meu filho recebe loas ,estou quase na idade de me aposentar por idade, no caso posso me aposentar sem ter prejuizo do meu filho perder o loas? continuar lendo

Boa tarde dr. Minha diarista tem uma filha que recebe BPC LOAS. Em sua casa há uma menor de idade, essa filha que recebe bpc e tem 18 anos e ela, a diarista que não pode trabalhar com carteira assinada por causa do benefício da filha. Eu pergunto, essa diarista, que tem uma doença , cancer, se ela se aposentar por invalidez, a menina perde o bpc? continuar lendo

Somente faria a ressalva de que, havendo o comprometimento do orçamento do núcleo familiar com gastos médicos, como descrito pelo segurado com doença degenerativa, é possível a avaliação de uma condição de miserabilidade que autoriza a ampliação do requisito de renda familiar mensal per capita (por pessoa) até 1/2 salário mínimo.

De qualquer forma, no caso concreto, sendo a aposentadoria no valor de 2 salários mínimos não é possível a concessão. Seria possível apenas no caso de alcançar o valor de 1 salário-mínimo (resultando na renda familiar mensal per capita de 1/2 salário mínimo). continuar lendo

quem tem aposentadoria tem direido a receber Benefício de Prestação Continuada (BPC) continuar lendo