Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Entra em vigor o acordo previdenciário entre Brasil e Estados Unidos

Acordo prevê regras para concessão de benefícios para brasileiros que residem nos Estados Unidos e norte-americanos que residem no Brasil

Publicado por Correção FGTS
há 6 anos

Entra em vigor hoje o Acordo Internacional de Previdência Social entre Brasil e Estados Unidos. O acordo havia sido firmado em Washington, em 30 de junho de 2015, e somente agora houve a publicação do Decreto Presidencial nº 9.422/2018, que internaliza o acordo na ordem jurídica interna.

Entra em vigor o acordo previdencirio entre Brasil e Estados Unidos
Trabalhadores que laboraram nos países contratantes poderão se beneficiar do acordo

O acordo prevê que o brasileiro que morar nos Estados Unidos terá direito a aposentadoria por idade, pensão por morte e aposentadoria por invalidez previdenciária e acidentária, e o norte americano abrangido pelo acordo também poderá requerer os mesmos benefícios equivalentes no seu país (benefícios por morte, por idade e por invalidez). A aposentadoria por tempo de contribuição não está prevista no acordo, então somente poderá ser utilizado o período contabilizado no Brasil para a concessão dos benefícios.

Ainda, o artigo 5, item 2, prevê a possibilidade de estadia temporária em um dos Estados contratantes, com isenção de contribuição, para o empregado que seja enviado pela mesma empresa, ou afiliada, para prestar serviço fora do país, pelo limite máximo de cinco anos.

Com informações do INSS

Leia Também:

    • Publicações702
    • Seguidores732
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações788
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entra-em-vigor-o-acordo-previdenciario-entre-brasil-e-estados-unidos/632179980

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)