Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Comissão Tributária da OAB-RJ apoia especialização de câmaras cíveis do TJ

Publicado por Correção FGTS
há 5 anos

Resultado de imagem para oab rj

A Comissão Especial de Assuntos Tributários da seccional fluminense da OAB manifestou apoio à proposta de especialização das câmaras cíveis do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Em reunião ocorrida em 10 de junho, os integrantes da comissão, liderada por Maurício Faro (presidente) e Gilberto Fraga (vice-presidente), também afirmaram que a delimitação da competência dos órgãos colegiados deve levar em consideração a natureza da relação jurídica litigiosa. Para os tributaristas, o TJ-RJ deve considerar uma divisão entre Direito Público e Direito Privado, como a aplicada no Superior Tribunal de Justiça.

De acordo com a comissão, a rápida evolução do conhecimento humano e as inovações tecnológicas tornaram imprescindível a especialização em todos os setores da ciência, inclusive no Direito. Isso para possibilitar o aprofundamento e o domínio de cada ramo da área.

A Constituição estabelece que a eficiência é um dos princípios fundamentais da administração pública, e o Código de Processo Civil determina que “os tribunais devem uniformizar sua jurisprudência e mantê-la estável, íntegra e coerente”, destacam os advogados. Para fazer valer essas normas, o TJ-RJ deve dividir suas câmaras cíveis por especialização, afirmam.

Eles lembram que compete à OAB a defesa da boa aplicação das leis, rápida administração da justiça e aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas, conforme fixa o Estatuto da Advocacia. E citam que o STJ e diversos Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais Federais têm experiências bem-sucedidas com a especialização de turmas e câmaras.

Fonte: Conjur

Leia Também:

  • Publicações702
  • Seguidores732
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações418
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-tributaria-da-oab-rj-apoia-especializacao-de-camaras-civeis-do-tj/725721938

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)