jusbrasil.com.br
10 de Abril de 2020

Juiz desconsidera suspensão de Barroso e julga liminarmente improcedente pedido para substituir índice da TR pelo INPC ou IPCA para correção do FGTS.

Para o magistrado, o prosseguimento do feito causará menos impacto na administração da vara e, por consequência, para os jurisdicionados.

Correção FGTS, Estudante
Publicado por Correção FGTS
mês passado

O juiz Federal Guilherme Jorge de Resende Brito, da 27ª vara dos Juizados Especiais Federais do DF, julgou liminarmente improcedente pedido para substituir índice da TR pelo INPC ou IPCA para correção do FGTS.

Processos com tal tema estão suspensos por decisão do ministro Barroso. Para o magistrado Federal, o prosseguimento do feito causará menos impacto na administração da vara e, por consequência, para os jurisdicionados.

t

Uma mulher ajuizou ação contra a Caixa Econômica Federal pedindo a substituição do índice da TR pelo INPC ou IPCA, ou ainda, por outro índice estabelecido pelo juízo para fins de corrigir os saldos das contas vinculadas do FGTS.

Em primeiro momento, o magistrado determinou a suspensão do processo com base na decisão exarada pelo ministro Luís Roberto Barroso. Em setembro do ano passado, o ministro deferiu cautelar na ADIn 5.090 para suspender, até o julgamento do mérito da matéria pelo plenário, todos os processos que tratam da correção dos depósitos vinculados do FGTS pela TR.

Prosseguimento do feito

Na decisão, o magistrado disse: “melhor refletindo sobre a questão, reputo que tal medida [a suspensão] não deve ser efetivada neste 1º grau de jurisdição”. O juiz considerou que o prosseguimento do feito causará menos impacto na administração da vara e, por consequência, para os jurisdicionados.

De acordo com o magistrado, o represamento dos processos em causas repetitivas importaria, ao fim da suspensão, “na efetivação de intimação simultânea de centenas ou, quiçá, de milhares de processos, inviabilizando o efetivo exercício do contraditório e da ampla defesa”.

“Enfim, os princípios norteadores dos juizados, em especial os da celeridade e economia processual apontam para o prosseguimento do feito, sem prejuízo de nova determinação de suspensão pela Turma Recursal, caso assim entenda e desde que seja instaurada a instância recursal.”

O magistrado julgou liminarmente improcedente o pedido da autora por entender que a substituição da TR pelo INPC ou IPCA fere julgado pelo STJ no tema 731, oportunidade em que a Corte decidiu: “A remuneração das contas vinculadas ao FGTS tem disciplina própria, ditada por lei, que estabelece a TR como forma de atualização monetária, sendo vedado, portanto, ao Poder Judiciário substituir o mencionado índice”.

Veja a íntegra da decisão.

Fonte: Migalhas

Você está preparado para demanda que está por vir ?

Em maio de 2020 o STF pode decidir de forma definitiva a correção do FGTS pela inflação, cerca de 30 Milhões de brasileiros tem direito a correção do FGTS e isso obviamente aumentará e muito a procura dos trabalhadores por advogados e escritórios que estejam preparados para buscar a correção, porém, você sabia que pode ter acesso a um material completo e atualizado com tudo o que você precisa para buscar a Correção do FGTS para sues cliente de maneira rápida, eficaz e prática ? São Modelos de Petições Iniciais atualizadas, recursos inominados e apelações, modelos de procurações específicas, contratos de honorários, réplicas à contestação, recursos extraordinários, Modelos de Agravo em Recurso Extraordinário, Cópia Integral das Sentenças Procedentes já proferidas e muito mais !

Se quiser mais informações, basta acessar o site do material clicando aqui.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)