Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

TJ-PR disponibiliza calculadora judicial para uso da advocacia

Publicado por Correção FGTS
há 4 anos

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) disponibiliza para todos os operadores do Direito uma calculadora judicial desenvolvida para que sejam feita as operações matemáticas das condenações judiciais contra a Fazenda Pública e também tem sido usada para o processamento e pagamento de precatórios. Desde o lançamento experimental, em abril de 2019, a ferramenta passou por melhorias sugeridas pelos próprios usuários. Dentre os ajustes feitos pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) do tribunal, estão a remodelação do layout de cálculo, a possibilidade de gravação e recuperação dos cálculos, o detalhamento da liquidação com apresentação da memória de cálculo e a exportação do cálculo para documentos nos formatos PDF e DOCX.

Também foram feitas mudanças relacionadas às funcionalidades da composição do cálculo, como, por exemplo, a inclusão de novas categorias de lançamentos e de custas, conforme estabelecido pelo artigo 82 e seguintes do Código de Processo Civil ( CPC), a inclusão de índices para cálculo de juros (poupança), a composição de vários tipos de cálculos de juros, e a indicação de alertas e justificativas para juros compostos ou para situações de capitalização de juros sobre juros.

O uso da ferramenta permite calcular o valor total devido, aplicando-se os parâmetros estabelecidos na sentença. Dessa forma, a calculadora traz o valor que a parte sucumbente deverá pagar ao vencedor da demanda. Destaca-se, ainda, que a calculadora não impede a escolha de critérios de cálculo em desconformidade com a sentença, cabendo aos servidores e às partes a revisão dos parâmetros utilizados.

Acesse aqui o manual da calculadora judicial.

Com informacoes do TJ-PR

Receba as decisões dos principais tribunais do país em seu e-mail gratuitamente, acesse: https://jusdecisum.com.br/informativo-jurídico/

Leia Também:

  • Publicações703
  • Seguidores732
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações945
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-pr-disponibiliza-calculadora-judicial-para-uso-da-advocacia/818083406

Informações relacionadas

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

modelo de contrato de compra e venda de estabelecimento comercial

Stéfane Ribeiro, Advogado
Modeloshá 2 anos

Ação de Despejo

Calculo Judicial Online, Economista
Artigoshá 2 anos

6 Sites para cálculo judicial online e cálculos de débitos judiciais gratuitos

Venda de Ponto Comercial

Joao Paulo Ribeiro, Advogado
Notíciashá 7 meses

STJ Decide sobre a Revisão do PASEP: Entenda os Impactos para os Servidores Públicos - Tema 1150

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)