jusbrasil.com.br
10 de Abril de 2020

TJ-PR disponibiliza calculadora judicial para uso da advocacia

Correção FGTS, Estudante
Publicado por Correção FGTS
mês passado

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) disponibiliza para todos os operadores do Direito uma calculadora judicial desenvolvida para que sejam feita as operações matemáticas das condenações judiciais contra a Fazenda Pública e também tem sido usada para o processamento e pagamento de precatórios. Desde o lançamento experimental, em abril de 2019, a ferramenta passou por melhorias sugeridas pelos próprios usuários. Dentre os ajustes feitos pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) do tribunal, estão a remodelação do layout de cálculo, a possibilidade de gravação e recuperação dos cálculos, o detalhamento da liquidação com apresentação da memória de cálculo e a exportação do cálculo para documentos nos formatos PDF e DOCX.

Também foram feitas mudanças relacionadas às funcionalidades da composição do cálculo, como, por exemplo, a inclusão de novas categorias de lançamentos e de custas, conforme estabelecido pelo artigo 82 e seguintes do Código de Processo Civil (CPC), a inclusão de índices para cálculo de juros (poupança), a composição de vários tipos de cálculos de juros, e a indicação de alertas e justificativas para juros compostos ou para situações de capitalização de juros sobre juros.

O uso da ferramenta permite calcular o valor total devido, aplicando-se os parâmetros estabelecidos na sentença. Dessa forma, a calculadora traz o valor que a parte sucumbente deverá pagar ao vencedor da demanda. Destaca-se, ainda, que a calculadora não impede a escolha de critérios de cálculo em desconformidade com a sentença, cabendo aos servidores e às partes a revisão dos parâmetros utilizados.

Acesse aqui o manual da calculadora judicial.

Com informacoes do TJ-PR

Leia também:

- STJ autoriza a chamada"Revisão da Vida Toda"no cálculo da aposentadoria, saiba como buscar a revisão para seus clientes

- Conheça a tese da cobrança do saldo do PASEP dos servidores públicos e veja como ingressar com uma ação de cobrança

- Correção do FGTS - Como advogados devem proceder para buscar ação de correção do FGTS para seus clientes !

- Como entrar com pedido de restituição de cobrança indevida de ICMS na conta de luz !

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)