Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Advogado cego é aprovado no Exame de Ordem e recebe carteira da OAB em braile

Publicado por Correção FGTS
há 4 anos

Foi em uma cerimônia com poucas pessoas que o primeiro advogado com deficiência visual de Américo Brasiliense/SP recebeu sua carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O locutor Antonio Cezar Antunes Ribeiro, de 54 anos, realizou o sonho de se tornar advogado.

Ribeiro recebeu a carteira da OAB quase cinco anos após receber uma bolsa integral do Programa Universidade para Todos (Prouni) para cursar Direito. Ele terminou a faculdade no fim do ano passado, mesmo período em que se preparou para as provas da OAB. Dessa vez, ele tirou um mês para se dedicar aos estudos, ao contrário do ano em que prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concluir o ensino médio, depois de 30 anos afastado das escolas.

Em sua trajetória até a obtenção da carteirinha, ele enfrentou algumas dificuldades em relação à acessibilidade das provas. O advogado conta que varia de acordo com a banca dos exames. No caso da OAB, por exemplo, a equipe forneceu equipamentos conforme ele solicitou, enquanto em outros concursos, e até mesmo no Enem, foram realizadas adaptações que o atrapalharam na resolução das questões.

“Alguns processos disponibilizam algumas vagas para deficientes, só que se eles não derem uma condição mínima para essa pessoa fazer a prova, seria praticamente como se não tivesse disponibilizado vaga alguma”, explica o advogado.

Durante a graduação, Ribeiro utilizou audiolivros, anotação no celular e no computador, além de explicações disponíveis na internet para manter as notas acima de oito.

NOVOS TEMPOS

Para o advogado, entrar na faculdade com quase 50 anos não foi um problema, na verdade foi até uma vantagem porque estudar em uma época com mais recursos tecnológicos foi mais fácil do que usar os livros didáticos em braille ou pedir para que amigos gravassem áudios lendo as obras que não eram acessíveis.

O mercado de trabalho, porém, não encara a idade avançada da mesma forma de acordo com Ribeiro e as empresas

preferem contratar profissionais mais novos e com outros tipos de deficiência.

“Embora alguns locais sejam obrigados a contratar pela cota, eles não procuram um profissional de alta qualificação para preencher a vaga. Normalmente, eles buscam pessoas com deficiências mais leves, como um braço ou uma perna mais curta, porque eles pensam que será menos trabalhoso para a empresa”, diz o advogado.

PRIMEIRO EMPREGO

Ribeiro tinha planos de conseguir o primeiro emprego como advogado ainda neste ano e estava buscando uma colocação, mas o avanço dos casos de covid-19 no Brasil causou impacto nas contratações de advogados, assim como em quase todos os setores.

Para não diminuir as possibilidades de empregabilidade, Ribeiro prefere não escolher a área de atuação ainda, mas garante que seja qual ela for está motivado para “estudar bem os casos e fazer o melhor trabalho em prol dos clientes”.

Fonte: Cidade On

Receba as decisões dos principais tribunais do país em seu e-mail gratuitamente, acesse: https://jusdecisum.com.br/informativo-jurídico/

Leia Também:

  • Publicações702
  • Seguidores732
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações692
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-cego-e-aprovado-no-exame-de-ordem-e-recebe-carteira-da-oab-em-braile/850566750

Informações relacionadas

Gabriel Ferraz de Aguiar Sousa, Advogado
Modelosano passado

Modelo de Embargos de Declaração para sanar a omissão da decisão que não conheceu da prescrição apontada

Uorlei Lima Silva, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo - Instrumento Particular de Doação de Bem Imóvel com Reserva de Usufruto

Pedro Rafael de Moura Meireles, Advogado
Artigoshá 2 anos

Revogação de Procuração – Considerações Importantes e [Modelo]

OAB aprova emissão de carteira no sistema Braille para profissionais com deficiência visual

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns ao novo colega, uma prova de que "quem quer, dá um jeito" continuar lendo

Parabéns ao nobre colega pela notícia. continuar lendo

Que ótima notícia! continuar lendo